Previsão para Rose Namajunas x Carla Esparza

Em 2014, duas participantes do reality show The Ultimate Fighter, Rose Namajunas e Carla Esparza, chegaram à final, onde tiveram a oportunidade de disputar o lugar da primeira campeã peso-palha da história do UFC. Naquela noite, o fator decisivo do duelo foi a luta de Carla, que finalizou a Bandit com um mata-leão e colocou seu nome na história da promoção.

Depois de 7 anos, essas meninas tiveram a oportunidade de fazer uma revanche e, olhando o caminho que percorreram, não há dúvida de que ambas cresceram, tanto tecnicamente quanto mentalmente. O público está esperando por um confronto completamente novo, onde cada participante terá seus próprios trunfos. Como será a co-luta principal do UFC 274 e quem sentirá o peso do cinturão de campeão na cintura no dia 8 de maio - tentaremos responder a essa pergunta intrigante em nossa previsão.

Rose Namajunas x Carla Esparza

Rosa Namajunas

A bicampeã da categoria “palha” é dona de faixas-pretas de caratê e taekwondo, às quais conectou depois kickboxing e Jiu-Jitsu (faixa marrom). Depois de se tornar finalista do TUF, Rose continuou sua carreira no UFC com vitórias sobre Angela Hill, Paige Vanzant e Michelle Waterson, após o que ela passou para a oposição de alto nível.

Namajunas mostrou o progresso mais sério quando começou a treinar com Trevor Whitman em 2016. A técnica de trocação, a atitude mental que desempenha um papel fundamental nas atuações de "Thug", e também o solo, permitiram que ela não só alcançasse grande sucesso em artes marciais mistas, mas também para mostrar lutas que atraem milhares de fãs.

Forças

Movimento, excelente controle de distância, chutes pesados e inusitados para meninas frágeis, ganchos, permitiram a Rose passar por cima dos rivais mais perigosos na categoria de peso mínimo. Jedrzejczyk e Zhang pareciam monstros contra o pano de fundo de todos os outros, mas o americano passou por cada um deles duas vezes, tanto em cortes prolongados quanto em lutas fugazes com finalizações.

Nos confrontos com adversários do TOP-10, se não levarmos em conta os ex-campeões, Namajunas usou ativamente o chão e as finalizações para conquistar vitórias. Quase metade de todas as vitórias (5 vezes), ela foi estrangulada por trás - esta é sua coroa.

Para as meninas da categoria até 52kg, lutar em ritmo frenético é a norma, mas nem todos estão prontos para aguentar por 15 minutos. Mas “Banditka”, percorreu a distância total mais de uma vez, e levou os encontros com duração de 25 minutos, compostos por cortes malucos.

Fraquezas

Defesa contra quedas e trabalho pelas costas, ou seja, como segundo número no chão, são momentos problemáticos que o campeão ainda não enfrentou. Pernas longas e quadris finos são o alvo ideal para os lutadores, embora até Weili Zhang, sendo um atacante, tenha conseguido derrubá-la no chão.

Apesar da americana ter passado por muitas batalhas duras no octógono, seu estado mental continua instável. Ela sofre de fortes experiências emocionais antes da luta, por causa das quais ela pode cometer erros durante a reunião.

A forma atual e a prontidão do lutador

Rose tem 29 anos e sua sequência de vitórias foi interrompida por uma única derrota, pode-se dizer acidental, para Jéssica Andrade. Caso contrário, ela derrotou Joanna Jedrzejczyk duas vezes, Weili Zhang o mesmo número de vezes, removeu Andrade em uma revanche e, antes disso, lidou com Michelle Waterson. Deixando de lado toda a conversa sobre rebaixamentos psicológicos, pode-se argumentar que Namajunas está no auge há alguns anos e, além disso, ela não para de aprender e progredir a cada luta.

Rose Namajunas x Carla Esparza

Carla Esparza

A ex-campeã, detentora do título de primeira rainha da categoria peso mínimo do UFC, manteve o status de campeã do Invicta FC e detentora da faixa-marrom de jiu-jitsu. Em seus anos de estudante, Carla repetidamente se tornou a vencedora de torneios nacionais de luta livre, depois treinou Jiu-Jitsu na Gracie Academy e também foi treinadora de boxe.

Em sua trajetória esportiva, Esparza conheceu e venceu Feliz Herig, Marina Moroz, as já mencionadas Namajunas, Alexa Grasso e outras adversárias tituladas. Com dimensões modestas, mesmo para este peso, Karla surpreende com sua assertividade e caráter, graças aos quais ainda consegue se apresentar em um nível tão alto.

Forças

É claro que Esparze está muito longe do nível da campeã do Daguestão, mas em sua divisão, poucas pessoas conseguiram oferecer algo melhor no térreo. Ela constantemente pressiona os adversários, dá socos, corta cantos e faz de tudo para derrubá-los - a eficiência das transferências é ruim, mas em geral funciona.

O nativo da Califórnia, como nenhum outro, estava cheio de ataques no térreo. E não se trata apenas de envios. Abundantes séries de cotoveladas e socos com as duas mãos, temperadas com um molho de agressividade esportiva feminina real, tornam-se uma excelente ferramenta para desenvolver uma ofensiva no chão.

Carla, se você pegar as estatísticas gerais, dá alguns socos, mas no trabalho do primeiro número, ela consegue capturar todo o espaço de combate devido a overhands e combinações prolongadas. Apesar da abundância de casamento, eles fazem seu trabalho.

Fraquezas

A altura e o alcance das mãos de Esparza, sobre as quais falaremos em uma análise comparativa, tornaram-se o motivo de suas derrotas em batalhas com o "topo das classificações". Muitas vezes, era desmontado à distância por aqueles atletas que tinham uma boa defesa de quedas e eram visivelmente maiores, e ao mesmo tempo fisicamente mais fortes.

Aliás, não temos a oportunidade de criticar as conquistas da ex-campeã, já que nas últimas atuações ela superou os números de 3º e 5º da classificação. Há mais a pretensão do próprio peso mínimo, já que a mesma Rose lutou com mastodontes, e Karla tirou aqueles cujos nomes ninguém sabe, apesar das altas posições no topo.

A forma atual e a prontidão do lutador

Para Esparza, de 34 anos, este é definitivamente o último título de sua carreira, porque as meninas de sua idade na divisão são mínimas. Ela vai em uma série de 5 vitórias, entre as quais nomes como Yan Xiaonan, Marina Rodriguez e Michelle Waterson, mas perder para a mesma Tatiana Suarez levanta muitas questões. Carla definitivamente não está em seu auge, mas se mantém em forma o suficiente para competir no mais alto nível, só que ela não teve que lidar com ninguém da elite atual, então a próxima luta pelo título permitirá que ela saiba seu verdadeiro limite de oportunidades.

Análise comparativa

Voltemos à questão das dimensões, pois o candidato é um dos menores atletas do UFC. Ela está 10 cm atrás de Namajunas em altura e 5 cm de alcance. No entanto, há vantagens nisso, pois o baixo centro de gravidade permitirá que ela se defenda melhor contra quedas, se vierem do lado do campeão. Aproximando-se suavemente dos estilos das meninas, não revelaremos segredo para ninguém se dissermos que Rose pode ser classificada como baterista por muito tempo, apesar do maior número de vitórias por truques, e Carla foi e continua sendo uma lutadora. Obviamente, o “Bandido” mudou completamente, e não será mais tão estúpido dar chutes no oponente, dando-lhe uma perna para agarrar. Sim, e com certeza ela vai trabalhar com proteção,

Mas Karla Namajunas vai conseguir recuar, movimentar mais e pensar em transferências, pois seu estilo de luta consiste em pressionar e derrubar, então encontros próximos e clinches são inevitáveis. Mas na posição em pé, a superioridade na amplitude de braços e pernas, footwork, e até o poder de ataque de Rose (embora estejamos falando mais sobre a precisão e surpresa dos ataques aqui), deixará o candidato nervoso, tendo comido socos em todos os pisos. De qualquer forma, estamos esperando muito movimento, trabalho feroz sobre os resíduos de Namajunas e tentativas de se agarrar ao inimigo de Esparza. Você não deve esperar um final rápido aqui, já que ambos estão bem familiarizados um com o outro. Por esse motivo, você terá que confiar na resistência e, nesse componente, o titular do título parece muito mais interessante.

Previsão da luta Rose Namajunas x Carla Esparza

Deixando de lado todos os fatos, números, estatísticas e afins, poderíamos realmente estar testemunhando uma vitória dominante de Carla Esparza. Ela tem todas as ferramentas para levar 3 de 5 rounds às custas do wrestling, e depois secar a luta sem abrir mão de nenhum ponto precioso. Exceto que há um grande "mas" aqui: Rose progrediu para as alturas cósmicas como ninguém na divisão, ela é uma lutadora vezes melhor na trocação e muito mais inteligente na parte lateral, tanto na defesa quanto no ataque. Ela também teve algumas lutas realmente formidáveis, e quando você as coloca contra os oponentes que Carla venceu em seu tempo, muitas perguntas desaparecem. Segue-se que estamos em uma luta competitiva e prolongada, onde a campeã terá que estar de costas, e a desafiante experimentará todas as dificuldades de lutar contra "The Bandit" na estante. Por esta razão, uma opção como uma aposta em passar a luta sobre o equador (Total acima de 2,5) deve ser um deleite e, para todas as outras probabilidades, a rainha peso-palha reinante tem mais chance de vitória. Instale o 1xbet app e faça uma aposta no favorito!

Previsão: Rose Namajunas vence/Total acima de 2,5

Adicionar comentário

Deixe um comentário para feedback

reload, if the code cannot be seen

Comentários 0