Prognóstico para a luta Nassurdin Imavov x Kelvin Gastelum

O ex-desafiante ao título interino até 84kg Kelvin Gastelum está fora dos ringues há quase um ano e meio. Lutas com representantes das primeiras linhas do ranking levaram sua carreira a um estado deplorável, porém, as lutas que organizou no octógono permitem que ele ainda lidere os eventos, e desta vez para abrir o novo ano de lutas do UFC.

No UFC Fight Night 217, Kelvin estará empatado na luta principal da noite com Nassurdin Imavov, uma promessa promissora em uma sólida sequência de vitórias. Mais uma vez, o americano enfrentará um adversário maior, e sua performance no dia 15 de janeiro vai determinar seu destino na melhor promoção de MMA do mundo.

Nassurdin Imavov x Kelvin Gastelum

Nassurdin Imavov

Natural do Daguestão, morando na França, ocupa a 12ª linha do ranking do UFC. Trata-se de um boxeador básico que, ao ingressar na Fábrica do MMA, dominou as técnicas de trocação em todas as suas manifestações, além de se mostrar excelente como lutador e grappler. Na arena profissional, Imavov começou no meio-médio, depois subiu para 84 kg, conquistou o título do TFL, voltou aos 77 e depois assinou um acordo com o UFC.

Forças

Nassurdin prefere desmontar o adversário na arquibancada, usando com maestria seu jogo de pés e ritmo de trabalho acelerado. Além das mãos, ele de forma soberba, e o mais importante, pontualmente, usa os joelhos e cotovelos, enfrentando habilmente os adversários quando eles agem no estilo de ataque, ou os pressiona ele mesmo, e então transfere se eles lhe derem espaço na jaula. O ground and pound, juntamente com um excelente arsenal de golpes dolorosos e sufocantes, permitem que Imavov finalize os oponentes nocauteados por qualquer meio disponível. Além de tudo isso, a antropometria se sobrepõe, porque no peso médio esse cara é um dos maiores.

Fraquezas

Uma porcentagem bastante baixa de transferências bem-sucedidas, bem como uma franca falta de vontade do lutador em manter as mãos na mandíbula, indo para a meia distância para uma troca de golpes, são problemas que ele ainda precisa trabalhar. Há também algumas questões sobre como ele funciona no clinch, permitindo que os adversários tomem a iniciativa sem nenhuma vantagem física visível. Sim, e em termos de experiência de lutas com adversários do TOP, ainda tem lacunas.

A forma atual e a prontidão do lutador

Nassurdin tem apenas 27 anos, segue em uma série de 3 vitórias, tendo 4 vitórias em 5 lutas sob os auspícios do UFC. Perdendo para Phil Hawes, ele passou por cima de Joaquin Buckley, Ian Heinisch e Edmen Shahbazyan. O atleta demonstra um excelente nível de aprendizado, e sua equipe remove as falhas com velocidade e meticulosidade surpreendentes. Imavov se sente muito bem em lutas de 3 rounds, e não há dúvidas sobre seu cardio, então na próxima luta esperamos uma versão ainda mais perfeita de Nassurdin, com novidades da academia.

Nassurdin Imavov x Kelvin Gastelum

Kelvin Gastelum

O americano é campeão de Wrestling do estado da Califórnia (AIA Division 2), nº 5 na US Collegiate Competition (NJCAA) e um lutador classificado entre os faixas-pretas de Jiu-Jitsu mais fortes do Top10 Planet. Já Kelvin ocupa a 13ª posição no ranking do UFC, é o vencedor da 17ª temporada do reality show TUF e também é ex-candidato ao título de campeão interino na categoria até 84kg. Gastelum tem uma série de prêmios de prestígio para as melhores lutas do ano, inúmeros bônus por finalizações, além do status de um dos mais perigosos pesos meio-médios e médios.

Forças

Apesar de a base de Kelvin ser o wrestling, ele se mostrou melhor nos entalhes das mãos. Impressionante poder de nocaute, sem medo de trocas, verdadeira dureza mexicana e estilo agressivo permitiram que ele rompesse a oposição, apesar de toda a superioridade. Em casos extremos, ele levou os adversários para o chão, onde conectou seu ground and pound esmagador.

Fraquezas

O principal problema de Calvin, com o qual ele não será capaz de lidar em nenhuma circunstância, é a antropometria. O físico denso não permite que ele desça para outra divisão, e é bastante difícil para ele trabalhar em pé de igualdade com adversários 10 centímetros ou mais altos, principalmente devido às mudanças negativas na forma física do atleta. Gastelum não apresenta evolução técnica há muito tempo, perdendo gradativamente a velocidade, portanto, além de um nocaute e uma mandíbula forte, é difícil para ele oferecer algo aos adversários.

A forma atual e a prontidão do lutador

Calvin tem 31 anos, e desde 2019 venceu apenas 1 partida em 6, superando Ian Heinisch, e mesmo isso por decisão. Perdendo para os ex-campeões Adesanya e Whittaker, o que pode ser explicado pela diferença de níveis, o americano perdeu miseravelmente para Hermansson, mostrou desempenho desbotado com Darren Till e depois não conseguiu passar por Jared Cannonier. Sem dúvida - todos esses caras são verdadeiros tops, tendo superioridade em tamanho, mas em muitos aspectos, Calvin perde com tanta frequência justamente pelas limitações das técnicas utilizadas, embora antes fosse ousadamente atribuído às peruas. Kev tem tenacidade e resistência, mas sem uma mudança na abordagem do plano de jogo, é improvável que mude a situação em sua carreira.

Análise comparativa

Mais uma vez, Gastelum enfrentará uma enorme lacuna na antropometria: 15 cm de altura e cerca de 10 cm de envergadura definitivamente farão o jogo de Imavov. Em sua última apresentação, Nassurdin passou no teste de preparação perfeita antes da luta com Kelvin - Buckley também foi significativamente mais baixo, carregando muito e pressionando muito. Portanto, dificilmente surpreenderá alguém se este encontro ocorrer em um cenário semelhante: o americano irá para frente, procurando o momento de infligir um soco decisivo, e Imavov irá circulá-lo com as pernas leves, contra-atacando.

Ao mesmo tempo, a taxa de trabalho de Nassurdin será maior e Gastelum terá que resolver as tarefas já "padrão" para ele, que ele não conseguiu cumprir em cada uma das 5 lutas perdidas nos últimos anos. Wrestling e clinches podem ser uma solução, mas trabalhar na rede com um oponente tão grande é outro problema, e a boa defesa de quedas do francês, e Kelvin não é a maior porcentagem de transferências bem-sucedidas, provavelmente não permitirão que ele desenvolva sucesso até que ambos Sê fresco.

Estamos falando de uma luta de 5 rounds, e aqui a cabeça de ferro fundido de Gastelum, junto com seu cardio, ainda pode virar o jogo nos segmentos do campeonato. Aliás, o mesmo Joaquin Buckley trouxe seus pesados tapas na cabeça de Imavov, e isso elevou sua resistência, então é possível que desta vez cometa erros que permitirão ao californiano ganhar impulso no final do encontro. Mas tal superioridade teórica o conquistará? Mais não do que sim, porque Nassurdin, devido ao footwork, jab e contra-ataques, tem todas as chances de marcar o número necessário de pontos no início para desacelerar na final.

Prognóstico Nassurdin Imavov x Kelvin Gastelum

Não é a primeira vez que Kelvin entra no octógono como azarão, e isso não o impede de dar lutas duras para quase todos os lutadores de ponta, muito menos para os caras do final do ranking. Mas desta vez ele está enfrentando um adversário com alto QI de lutador, um time muito bom no córner e uma superioridade colossal em antropometria. Além disso, Imavov trabalha muito mais variado do que seu eminente rival, então em termos de surpresas um ao outro, Nassurdin com certeza sairá por cima. Dada a impenetrabilidade de Gastelum, dificilmente ele irá para o tatame depois que seus socos forem perdidos, e só podemos falar em duelo no chão se alguém falhar completamente no clinch. Por isso, vale a pena olhar para um cenário prolongado de uma luta que definitivamente passará pelo equador (isso também pode ser usado para fins de aposta), e o vencedor mais provável, para mim, é o lutador francês. Instale o 1xbet app e aposte no favorito!

Previsão: vitória de Nassurdin Imavov

Adicionar comentário

Deixe um comentário para feedback

reload, if the code cannot be seen

Comentários 0