Prognóstico para a luta Roman Dolidze x Jack Hermansson

O UFC on ESPN 42 deveria ser um confronto entre os pesos médios Jack Hermansson e Derek Brunson. A luta livre prometia ser um enfeite do evento, até porque estava em jogo a 5ª posição do ranking, porém, a lesão de Brunson obrigou a direção da promoção a buscar rapidamente um substituto para ele.

A chamada foi atendida pelo prospecto georgiano Roman Dolidze, que no ano passado decidiu descer do meio-pesado para a divisão intermediária. Para ele, o encontro com Hermansson é uma oportunidade única de entrar instantaneamente na corrida dos contendores e, no dia 4 de dezembro, saberemos se Kavkazets poderá usá-lo corretamente.

Roman Dolidze x Jack Hermansson

Roman Dolidze

Nesta fase da carreira, Roman está fora do ranking oficial do TOP-15 da divisão intermediária. No entanto, seus méritos no esporte são impressionantes: campeão mundial de grappling (versão FILA), campeão asiático do ADCC e campeão da Oceania na mesma versão. Além disso, Dolidze conquistou o cinturão da liga WWFC MMA e também tentou a si mesmo em três categorias de peso, descendo gradualmente do peso pesado para o peso médio.

Forças

Considerando o histórico de Roman em artes marciais, não é de surpreender que seu elemento sejam as barracas. E essa história não se resume ao controle banal, pois o lutador prefere a atividade no chão, reforçada por finalizações constantes, além do ground and pound apertado. Recentemente, uma técnica puramente de luta livre na arquibancada, consistindo em overhands de varredura e pressão constante com uma mudança de andares de ataques, começou a ser reabastecida com alguns desenvolvimentos do kickboxing e do boxe - chutes baixos, junto com socos pesados, criam a base para ações subsequentes na rede e quedas.

Fraquezas

Dolidze tem três problemas, nos quais está trabalhando ativamente: resistência, experiência com adversários de ponta e defesa contra transferências para o campo. Nem todo mundo se atreve a entrar na luta com "Kavkazets", mas o fato é que ele interrompe as quedas apenas em um caso em três. E a impulsividade no início das apresentações desacelera o atleta georgiano após o primeiro round, e além de melhorar o cardio, ele deve pensar em uma distribuição de forças mais uniforme ao longo de cinco minutos.

A forma atual e a prontidão do lutador

Roman tem 34 anos e sua corrida de peso médio de um ano está começando a tomar forma. Se inicialmente a corrida de peso teve um efeito terrível em sua condição, agora o lutador está percebendo seu potencial gradualmente, usando dimensões impressionantes. 4 vitórias em 5 lutas extremas foram obtidas em lutas com John Allan, Laureano Staropoli, Kyle Dokas e Phil Hawes. Porém, Trevin Giles conseguiu ofuscar a estreia do "Caucasiano" na divisão dos médios. A notável evolução de Dolidze no aspecto técnico ainda é ofuscada por sua resistência, porém, isso não diminui o fato de o atleta ser extremamente perigoso na primeira metade da luta.

Roman Dolidze x Jack Hermansson

Jack Hermansson

O oitavo número da categoria UFC 84 kg se adaptou com sucesso ao MMA após muitos anos de atuação na luta greco-romana e no grappling, onde conquistou diversos prêmios de prestígio. Nas artes marciais mistas, Jack conquistou os cinturões de três ligas: Cage Warriors, ECFF e WFS. E tendo se inscrito para uma promoção de ponta, foi considerado um dos lutadores mais promissores com todas as chances de disputar o título.

Forças

O Joker proclamou-se independentemente o lutador de ground and pound mais intimidante do mundo. Com efeito, possuindo uma excelente base de luta, facilmente assume posições vantajosas no terreno, de onde descarrega nos adversários com séries intermináveis de golpes. Em atuações extremas, Jack também mostra algum sucesso na arquibancada, onde manuseia ativamente todos os andares opostos, conectando chutes baixos às suas combinações. E, no entanto, seu piso térreo é a principal alavanca de pressão sobre o adversário.

Fraquezas

Hermansson recebeu um grande avanço, chamando-o de futuro desafiante. No final das contas, ele não foi capaz de competir com os atuais cinco pesos médios. Nem Vettori com seu parceiro, nem Strickland com sua posição original, não sucumbiram às tentativas do europeu de resolver tudo por meio do wrestling. Com isso, surge um quadro interessante: temos um top forte, que, aparentemente, está assumindo aos poucos o papel de porteiro, pois seu nível de habilidade não é suficiente para o sucesso global no nível do UFC.

A forma atual e a prontidão do lutador

Jack tem 34 anos e transforma derrotas em vitórias com estabilidade invejável. Em 6 lutas, o placar do sueco é de 3 a 3, já que perdeu para Marvin Vettori, Jared Cannonier e Sean Strickland, mas conseguiu derrotar Kelvin Gastelum, Edmen Shahbazyan e Chris Curtis. O “Joker” está pronto para trabalhar pelo menos 3, pelo menos 5 rounds, mas avaliando sua condição atual, fica claro que o auge da forma do atleta já passou, e agora ele só pode competir nas lutas em que consegue desenvolver instantaneamente o sucesso ofensivo. Não funciona com caras mais fortes, há tantas derrotas para lutadores de nível desafiador a partir daí.

Análise comparativa

Nos indicadores antropométricos, a paridade pode ser estabelecida entre os atletas: Roman é 5 cm mais alto que seu colega e está 4 cm à frente dele no alcance. Estilisticamente, os lutadores também são um pouco parecidos: ambos estão mais acostumados a trabalhar como primeiro número, se aproximar e depois tricotar os adversários ou transferi-los para o chão . Mas a diferença essencial aqui é que Dolidze o faz de forma agressiva e poderosa, voando sobre os oponentes com overhands, depois agarrando uma perna em movimento e realizando uma queda. Hermansson, por outro lado, atua com mais delicadeza, bate muito mais coletado, mantém as mãos no alto e prepara os ataques com mais cuidado.

No entanto, as estatísticas mostram que a estratégia do lutador caucasiano funciona melhor, porque o lutador georgiano completa o dobro de passes, e a porcentagem de tentativas bem-sucedidas também é quase o dobro do Coringa. Além disso, a luta pelo poder de Roman, junto com o mesmo ground and pound de alta qualidade do sueco, é complementada por uma abundância de tentativas de finalizar, variando de torcer o calcanhar a estrangulamento. Devido ao tamanho e força física, Dolidze conseguirá cobrir muitas lacunas técnicas, pelo que Hermansson não conseguirá desenvolver sucesso momentâneo no piso térreo.

Na arquibancada, a agressividade de Roman também o colocará em apuros e, diante de tudo isso, pode parecer que o atleta georgiano tem sérias chances de causar uma virada, se não fosse por alguns “mas”. Ele entra nesta luta depois de uma pausa de menos de um mês e meio (a última luta foi realizada em 30 de outubro), em cima da hora, sem preparação e tempo suficiente para cortar peso. Além disso, Dolidze nunca foi famoso por um bom cardio, então nas condições atuais seria ingênuo esperar dele 100% de disposição. E sim, não esqueça que é a primeira vez que ele enfrenta um adversário de tão alto nível, então terá que resolver muito mais problemas do que apenas neutralizar Jack na arquibancada ou no chão.

Prognóstico Roman Dolidze x Jack Hermansson

A maior parte das aparições de Hermansson em 3 anos terminou na decisão dos juízes (5 em 7 lutas), então a luta, na qual ele não só é o favorito, mas também está nas primeiras posições do ranking e entra no octógono com uma campo de treinamento completo, tem todas as chances de estar a seu favor. Dolidze não tem trunfos: uma semana e meia de "treino", definitivamente uma categoria de peso pesado, e outros fatores reduzem seriamente a confiança na vitória. Porém, o estilo selvagem do georgiano e sua pressão inicial podem eliminar a necessidade de passar 3 rounds no cage, e finalizar tudo no primeiro round. será que vai dar certo? Tiago Santos e Jared Cannonier o fizeram, e se não o fizerem, é improvável que o cansado Roman chegue ao sino final. É por isso que apostar no início da luta tem mais chance de passar, e este confronto irá em qualquer caso deliciar o espectador com uma final espetacular. Instale o 1xbet app e aposte no favorito!

Previsão: Total abaixo de 2,5 rodadas.

Adicionar comentário

Deixe um comentário para feedback

reload, if the code cannot be seen

Comentários 0