Previsão para a luta Alex Pereira x Jiri Prochazka

Há pouco mais de dois meses, Alex Pereira defendeu o título no histórico UFC 300 e queria disputar o 301º evento em seu país natal, o Brasil. Mas então ele não teve essa oportunidade devido a dedos quebrados. Mas deram a ele a chance de mostrar seu caráter de campeão no UFC 303 e ocupar o lugar de Conor McGregor em uma revanche repentina contra Jiri Prochazka. Isso significa que no dia 30 de junho, dois dos melhores pesos meio-pesados da liga se encontrarão na T-Mobile Arena em um curto espaço de tempo, cada um ansioso para consolidar seu status de líder com 93 quilos.

Alex Pereira x Jiri Prochazka

Alexandre Pereira

O campeão da categoria meio-pesado e número 4 do ranking P4P irá para a segunda defesa do cinturão. Alex teve uma ótima carreira no kickboxing, onde foi bicampeão do Glory, além de detentor dos cinturões WAKO Pro e WGP, e depois disso também conquistou alguns cinturões do UFC. Agora a caminho de se tornar o maior lutador do MMA, “Poatan” está pronto para defender o ouro e esperar um pouco antes de subir ao peso pesado.

Forças

Pressões suaves, grande quantidade de socos e chutes, uma avaliação vagarosa da situação na jaula e a conquista de espaço, aos poucos levam o brasileiro ao alcance do golpe. Assim que ultrapassa o alvo com um soco forte, ele imediatamente aumenta o ritmo e começa a esmagar o oponente com seus terríveis golpes. E Alex executa o segundo número com bastante confiança, no entanto, críticas lisonjeiras só são apropriadas aqui quando se fala sobre a postura.

Fraquezas

Quando o cruzamento de esquerda e a reta de direita não funcionam, Pereira muitas vezes começa a deixar seus oponentes se aproximarem demais e dar socos desnecessários. E no chão, além de amarrar o inimigo e tentar se levantar, ele realmente não é capaz de responder com nada. Além disso, estamos falando de um atleta unidimensional cujo estilo não muda há anos consecutivos, o que aumenta a probabilidade de um estudo aprofundado de seus movimentos e reações.

A forma atual e a prontidão do lutador

Pereira tem 36 anos, perdendo apenas para Israel Adesanya no UFC e atualmente vem de três vitórias consecutivas: Blachowicz, Prochaska e Hill. “Poatan” demonstra forma aproximadamente idêntica em cada luta, mas agora entra na jaula com duas semanas de antecedência e, nesse período, precisa perder cerca de 10 quilos. Porém, o campeão é forte física e mentalmente, por isso não há dúvidas sobre sua capacidade de nocautear qualquer adversário, mesmo sem um camp completo.

Alex Pereira x Jiri Prochazka

Jiri Prochazka

O tcheco que adotou o novo apelido “BJP” ocupa o 1º lugar do ranking. Jiri percorreu um longo caminho nas artes marciais, mostrando-se bem no Muay Thai em sua terra natal, embolsando os títulos Rizin FF e Gladiator, e posteriormente se tornando campeão do UFC, embora não por muito tempo. Agora, Prochaska aproveitou a oportunidade para conquistar o maior troféu de sua carreira, e fazê-lo contra o despreparado Pereira é uma de suas melhores oportunidades.

Forças

Jiri ataca não só com os membros, mas com cada curva do corpo - cotovelos, ombros, costas dos punhos, joelhos, provavelmente ele lutaria também com a cabeça, mas as regras não permitem isso. O caleidoscópio de ataques ilegíveis é ligeiramente compensado pela franqueza do lutador, mas isso empalidece no contexto de como o europeu alterna entre ficar em pé e no chão, onde também possui um excelente arsenal. Em seu caos pessoal, Jiri se sente mais harmonioso.

Fraquezas

Se não fosse pela vitalidade e cabeça forte de Prochazka, provavelmente teria havido muito mais derrotas em sua carreira. Ele nunca segue um plano, raramente ouve ângulos e confia nos instintos. Mãos baixas, pressão interminável e leve loucura o forçam a sofrer ataques retaliatórios de seus oponentes, e às vezes isso leva a nocautes.

A forma atual e a prontidão do lutador

Jiri tem 31 anos e em 15 partidas recentes perdeu apenas para Pereira. Após finalizar Oezdemir, Reyes e Teixeira, o lutador recuou para Alex e finalizou Aleksandar Rakic. O ponto forte de Prochazka é o constante processo de treinamento, por isso se acredita mais na sua boa forma do que no colega. E com a motivação para ir até o fim, tudo está ótimo aqui também, então um aviso curto neste caso específico não é um indicador.

Análise comparativa

A questão da antropometria não é aguda aqui, uma vez que Prochazka forçará a luta a média e curta distância. Dada a experiência passada, é esta estratégia que impedirá Pereira de desferir chutes que Jiri particularmente não gostou. Na rede, ambos geram aproximadamente o mesmo número de momentos perigosos, e aqui haverá mais dúvidas sobre se o lutador tcheco conseguirá conter o ardor e defender melhor do que o normal (a resposta é não). É do interesse dele impor um clinch e mais wrestling, pois a transferência na primeira luta deu certo, então nessa situação o Alex não vai competir com ele.

Mas o fenômeno de Jiri é que ele é seu próprio inimigo e, com maior probabilidade, trocará golpes, o que certamente levará uma das partes a uma derrota precoce. Eles têm 25 minutos para isso e, mesmo que alguém em particular seja mais cuidadoso, é impossível acreditar que ouviremos a decisão do juiz. Ou Prochazka cairá de outro contra-ataque, ou “Poatan” ainda não conseguirá resistir ao ataque, e também acabará entupido perto da rede e depois no chão. As chances de ganhar aqui, levando em consideração todas as características de organização do encontro, são as mesmas de sempre.

Alex Pereira vs Jiri Prochazka Predição

Muito provavelmente essa luta vai durar um pouco mais que a anterior, mas não há necessidade de esperar uma análise estratégica de Jiri, pois sua luta com Rakic mostrou que nada no estilo “BJP” está mudando. O que terá um papel muito maior é se Pereira, depois dos remates e talvez das curtas sessões no terreno, também está pronto para contra-atacar e defender com precisão. Se assim for, a sua equipa encontrará o seu alvo, mas ele também sabe cometer erros, pelo que escolher um vencedor específico aqui é um risco considerável. É melhor apostar na duração do encontro e, para estarmos seguros, faremos uma margem um pouco maior do que da última vez - Total menos (3,5) em rodadas se chegarem ao 4º segmento.  Baixe 1xbet  para o seu celular e aposte no favorito!

Previsão: Total inferior (3,5-2,5) para rodadas concluídas

Adicionar comentário

Deixe um comentário para feedback

reload, if the code cannot be seen

Comentários 0