Previsão para a luta Israel Adesanya x Alex Pereira

O campeão peso-médio do UFC, Israel Adesanya, passou de um showman e atacante extravagante para um lutador calculista e bastante chato em poucos anos, que decidiu deixar de lado os entalhes espetaculares no cage. No entanto, agora ele tem a oportunidade de dar um duelo colorido na arquibancada, graças ao "velho conhecido".

Construindo uma carreira no kickboxing, “O Último Mestre dos Estilos” se encontrou duas vezes com Alex Pereira, morador de favela, que derrotou o nigeriano nessas mesmas lutas. O UFC está animado com a oportunidade de uma revanche entre os dois em uma luta de MMA, e no UFC 281, em Nova York, no dia 13 de novembro, essa luta finalmente acontecerá. Quão competitivo será, e qual dos caras tem mais chance de vencer? Vamos descobrir.

Israel Adesanya x Alex Pereira

Israel Adesanya

Apesar de sua formação no kickboxing, Easy praticou vários estilos que vão do Jiu-Jitsu ao Taekwondo. Em seus melhores anos, Adesanya competiu sob a bandeira Glory, onde se tornou um dos principais candidatos ao título. O sexto lugar no ranking mundial dos melhores kickers e as vitórias sobre a oposição de grande nome não é onde ele parou.

No futuro, Israel alcançou o nível de faixa roxa de jiu-jitsu, conquistou cinturões de campeão em duas ligas australianas de MMA e se inscreveu no UFC, onde, após desmantelar vários adversários do topo, se tornou campeão interino. Depois, com uma vitória sobre Robert Whittaker, assumiu o cinturão de campeão indiscutível, já tendo feito 5 defesas bem sucedidas.

Forças

Não há dúvidas sobre o arsenal de Adesanya - mãos bem colocadas, chutes em todos os planos, uso bem-sucedido de combinações e capacidade de lutar da posição de atacante e contra-atacante, o tornam perigoso para qualquer oponente. Mas muito mais importante aqui é a mente analítica. Lendo as reações dos oponentes, preparando armadilhas, truques e fintas - é muito difícil ler Fácil.

O trabalho de filigrana de Israel na posição de pé é o produto de muitos anos de trabalho. Ele sente perfeitamente o momento de fazer um ataque, acerta em ângulos fora do padrão, usa antropometria com competência e controla quase perfeitamente a distância da batalha.

As longas pernas de Adesanya parecem um alvo fácil para lutadores e grapplers, mas não são. No peso médio, ninguém conseguia se deitar no chão, e muitos conseguiam até transferi-lo. Apenas o maior Jan Blachowicz passou pela defesa de Israel, mas essa luta é um experimento que falhou.

Fraquezas

A principal desvantagem do Easy atual é que ele cortou ao mínimo a base de técnicas usadas, e também se tornou de alguma forma passiva. Ele permite que os oponentes tomem episódios significativos, dá-lhes rodadas, esperando o momento perfeito para atacar. A cautela excessiva e a falta de progresso são sinais diretos de que o atleta se depara com metamorfoses (provavelmente mentais) que o impedem de revelar todo o seu potencial.

A forma atual e a prontidão do lutador

Israel, 33, lutou pela última vez em julho, derrotando Jared Kannonier por decisão unânime. Antes disso, as estatísticas do campeão eram de 4 vitórias em cinco lutas, onde perdeu para o já citado Blachowicz na divisão meio-pesado, e estragou as estatísticas de Marvin Vettori, Paulo Costa, Robert Whittaker e também Yoel Romero. Adesanya está em excelente condição, ele trabalha 25 minutos em uma gaiola sem problemas, mas não o vimos em ritmo alto, com uma grande quantidade de atividade por muito tempo, e todo esse declínio é explicado simplesmente - “Stylebender ” ultrapassou seu pico.

Israel Adesanya x Alex Pereira

Alex Pereira

O brasileiro fez uma carreira de mais sucesso no kickboxing do que seu colega. Também falando no Glória, Alex conseguiu cinturões em duas categorias por lá (médio e meio-pesado). Além disso, Pereira foi o WGP KB, campeão da WAKO e venceu inúmeras grandes competições internacionais, entrando também em uma luta de boxe uma vez.

Após sua estreia no MMA, as conquistas de Alex foram bem mais modestas. Em 7 lutas profissionais, ele perdeu logo no início, após o que começou a destruir um oponente após o outro com um passo confiante. Agora, depois de 3 lutas sob os auspícios do UFC, ele teve a oportunidade de lutar pelo título.

Forças

Alex escolheu para si a tática ideal de combate: longa distância, movimento em torno do inimigo e ataques em direção, com seu desenvolvimento posterior já como o primeiro elo. Ele abre mão do centro do octógono para ter mais espaço para preparar seus golpes, e o implementa da melhor maneira possível.

Quase todas as segundas combinações de Pereira terminam com um gancho de esquerda no fígado. Ele acerta um bom direto de direita, pré-lançamento do jab, e finaliza seu trio de assinatura com um forte soco de esquerda. E na hora do clinche, os joelhos do brasileiro entram em jogo.

No caso de "Poatan", não estamos falando de um cara alto e magro. No período de entressafra, ele pesa 105-106 kg, portanto, dentro da estrutura do peso médio, seu poder é impressionante. Não é à toa que um cara tão grande tem um único soco nocaute.

Fraquezas

Muitos atacantes têm uma fraqueza significativa - é a necessidade de espaço para uma cobrança completa. Na luta com Bruno Silva, Pereira enfrentou um problema tão grande: muitas vezes o seu homólogo voou para cima dele, obrigando-o a recuar, pressionando-o contra a rede e exercendo pressão, o que acabou por impedir o atleta sul-americano de desenvolver o seu sucesso.

A forma atual e a prontidão do lutador

Alex tem 35 anos e uma série de 6 vitórias consecutivas. Antes de ir para o UFC, ele venceu o adversário de segunda categoria no Brasil e, depois disso, passou por vários rivais locais, derrotando Andreas Mikhailidis por nocaute técnico, depois percorrendo toda a distância com Silva e nocauteando Sean Strickland. Pereira demonstra boa condição, porém, ainda não o vimos em batalhas duras, aliás, assim como nas rodadas do campeonato, então o contendor será obrigado a mostrar o seu máximo, e pela primeira vez enfrentar o adversário mais experiente do sua carreira no MMA.

Análise comparativa

Não faz muito sentido abordar a questão da antropometria nesta dupla, pois o crescimento dos lutadores é o mesmo, e alguns centímetros no alcance que vão para o campeão não terão um papel global. Mais importante, o quão bom Adesanya é no controle de distância e na defesa, porque enquanto Pereira estava esmagando todos no ringue, “Stylebender” progrediu incansavelmente como lutador de MMA, e isso é fundamental neste confronto. Que ameaça Alex representa? Ele bate forte, usa uma técnica enganosa, circulando ao redor do oponente como um abutre e esperando o momento certo para o golpe final.

O brasileiro esbanja sistematicamente o cardio dos adversários ao secar o corpo, cobra bem com cotoveladas e joelhadas, mas fora isso não tem surpresas para Israel. Na verdade, Adesanya é melhor como baterista, mais diversificado, e seus timings são um problema para Pereira. Além disso, Easy é ótimo de perto, seus ganchos curtos saem em um piscar de olhos e nos clinches (mesmo de costas para a rede), ele se sente em casa. O que veremos como resultado: Israel definitivamente vai desacelerar o adversário com chutes, não deixando que ele se aproxime, e com certeza vai acertar o jab.

Não há necessidade de esperar pelo trabalho ativo no início, porque ambos gostam de lutar de um oponente e não exercer pressão. Só que agora Alex vai ter que ir pra frente pra entregar aquele gancho de esquerda bem nocaute, e ele deve fazer isso nos primeiros 2-3 rounds, porque o botijão brasileiro não é infinito, ao contrário do campeonato. Trabalho de pés, trabalho corporal e contra-ataques duros, juntamente com o QI de combate mais alto de Israel, provavelmente não permitirão que Poatan use seu trunfo. E, em geral, a experiência anterior mostra que Easy pode sistematicamente "cutucar" o inimigo sem o risco de dar um soco maluco.

Previsão da luta Israel Adesanya x Alex Pereira

Assistindo a comerciais e promos em que a máquina de mídia do UFC tenta promover Alex Pereira, pergunta-se: o que ele fez no MMA para ser considerado uma séria ameaça a Adesanya? Sim, ele deixou cair em um chute, mas isso foi há muito tempo. No MMA, o brasileiro não venceu ninguém da elite da divisão, além disso, não recebeu lutadores para levá-lo ao título com competência. Nem no arsenal técnico, nem na experiência, nem em quaisquer outros aspectos, não vejo a total superioridade de Alex, para dizer com certeza que é por uma ou outra força que ele esmagará Israel. Mas as vantagens de Israel são um argumento de peso para a aposta final. Instale o 1xbet app  e faça uma aposta no favorito!

Prognóstico: Israel Adesanya vence

Adicionar comentário

Deixe um comentário para feedback

reload, if the code cannot be seen

Comentários 0