Prognóstico para a luta Glover Teixeira x Jamal Hill

Apenas uma semana antes do UFC 282, coisas inesperadas começaram a acontecer na divisão dos meio-pesados. Primeiro, o atual campeão, Jiri Prochazka, desistiu da luta contra Teixeira, desistindo do título, depois Ankalaev e Blachowicz lutaram por ele, mas não conseguiram encontrar o melhor. E agora, número 7, Jamal Hill teve a oportunidade de lutar pelo cinturão ainda vago contra o mesmo Glover.

O confronto deles será a atração principal do UFC 283 no Brasil, no dia 22 de janeiro, e para o público do MMA, essa escolha de matchmakers foi um tanto estranha. Hill, claro, merece estar em tal posição, mas vê-lo em uma luta pelo cinturão tão cedo, certamente ninguém esperava. Fosse o que fosse, a galera está pronta para dar um show de brilho, onde será definido o melhor meio-pesado do planeta no momento.

Glover Teixeira x Jamal Hill

Colina Jamal

O esportista americano representa uma escola moderna de técnicas de trocação, onde o boxe está intimamente ligado ao Muay Thai e ao street style. Jamal é ex-campeão da liga KOP, é faixa-azul de Jiu-Jitsu, além de vários prêmios pelas melhores lutas e finalizações da noite (os últimos três confrontos terminaram assim). Claro, Hill tinha que obter pelo menos mais 2 vitórias antes de entrar na corrida pelo título, mas as circunstâncias eram tais que a administração do UFC não tinha outras opções.

Forças

Apesar da antropometria, Jamal percebe-se perfeitamente em colisões a curta distância. Trabalho de combinação, uso abundante do clinche tailandês e golpes de ângulos incomparáveis aos usados pelos lutadores nas técnicas clássicas - essa abordagem destrói a defesa dos oponentes e os obriga a recuar.

Hill não é um grande fã de braços altos, pois confia em sua reação, pés rápidos, membros longos e trabalho central. É verdade que ele costuma cometer um erro - ele deixa a linha de ataque para trás e não corta cantos.

Jamal é ótimo em mover socos de um andar para outro, separando os oponentes, mudando de posição e puxando-os para si mesmo antes de avançar. A combinação dessas ações dá a impressão de falta de regularidade no plano de jogo americano, mas é justamente nesse caos que reside sua essência.

Fraquezas

Apesar do status de lutador de MMA, "Sweet Dreams" não tem nada a ver com o polivalente. Ele foi traduzido pelo mesmo Darko Stosic, que dificilmente pode ser chamado de lutador de elite. Sim, e como elo de ataque no térreo, Hill só é bom em finalizar os adversários após um knockdown.

A forma atual e a prontidão do lutador

Jamal tem 31 anos, e seu cartel nas últimas 5 lutas é de 4 vitórias e uma derrota contra Paul Craig. Nas mesmas lutas onde conseguiu vencer, passou pelos veteranos: Ovins Saint Preux, Thiago Santos, Johnny Walker, que finalmente morreu e Jimmy Cool. Hill ganhou uma jogada confiante, ele tem experiência em batalhas em 3 e 5 rodadas, porém, ele enfrentará um oponente de nível de elite pela primeira vez, portanto todas as suas deficiências na defesa podem muito bem jogar naqueles tons que não temos visto antes.

Glover Teixeira x Jamal Hill

Glover Teixeira

O ex-campeão participará de 42 lutas profissionais. Este é um dos nervos mais titulados da categoria, sendo faixa preta 2º grau, chegou a ser dono de prêmios de melhores lutas, nocautes e finalizações da noite 9 vezes, e até o momento de vencer o campeão do UFC cinturão, ele esmagou os principais adversários dos meio-pesados da liga por muitos anos. Glover venceu muitos ex-campeões, de Quinton Jackson a Rashad Evans.

Forças

Teixeira, contrariando todas as previsões, demonstra desempenhos de alto nível na jaula, como para a sua idade. Levando golpes, ele nunca fica com febre, seca a luta com competência e sai de situações difíceis com a ajuda de clinches ou transferências. Nem um único jovem em potencial pode contestar sua experiência e, a propósito, também com a física.

No chão, o brasileiro é bom em tudo: segurando posições, trocando-as, entrando em vazas consistentemente, e também um ground and pound furioso, pelo qual também obriga os adversários a entrarem em uma defesa morta, abrindo abordagens para finalizações.

Glover é incrivelmente capaz de se recuperar durante a batalha. No meio da luta, o veterano começa a desacelerar, mas nas rodadas do campeonato parece abrir um segundo fôlego e seguir pressionando. Essa habilidade o levou repetidamente ao triunfo.

Fraquezas

Por mais que elogiemos Teixeira, a idade cobra seu preço. Em sua última apresentação, notou-se claramente que o brasileiro não acompanhava seu homólogo de alta velocidade, sua reação aos golpes, que de qualquer maneira não era das melhores, desacelerou e Glover também perdeu a mobilidade. A mandíbula do veterano ainda está boa, mas está ficando mais difícil de suportar danos.

A forma atual e a prontidão do lutador

O ex-campeão completou 43 anos, mas apesar disso, em 7 confrontos extremos, perdeu apenas uma vez. Depois de derrotar Anthony Smith, Thiago Santos, Jan Blachowicz e Nikita Krylov, Teixeira chegou ao trono, mas foi muito difícil para ele enfrentar Jiri Prochazka. Além disso, era improvável que ele nivelasse o dano mais pesado recebido na luta com o tcheco durante esse período.

Análise comparativa

Glover, como aconteceu na maioria de suas apresentações, é inferior ao adversário em tamanho: 8 cm de envergadura e 5 cm de altura. O ex-campeão não é estranho trabalhar com esses adversários, então essa lacuna não lhe causará problemas globais. Em pé, Teixeira é claramente inferior a Hill em termos de velocidade e potência, e também raramente chuta e certamente não conseguirá golpear com joelhadas do clinch, usando alguns ângulos fora do padrão para pegar sua contraparte por surpresa.

No entanto, Glover poderá ter um impacto diretamente proporcional em Jamal por meio de transferências e controle total em campo. Não há a menor dúvida de que Teixeira vai conseguir com certeza estar no chão. A defesa do americano está longe do melhor nível, e se no início ele consegue interromper as transferências devido à sua superioridade de tamanho, no final cada abordagem terminará para ele com tentativas tediosas de se defender e se manter de pé.

Depois de uma batalha louca com Prochazka, encontros com Blachowicz e outros monstros da divisão, Teixeira dificilmente terá que resolver novas tarefas que Hill poderia lhe oferecer. O trabalho manual padrão em fechamentos, transferências de spam e ground and pound junto com envios resolverá o problema. Mas Jamal enfrentará uma série de inovações e, neste caso, um final de luta excepcionalmente rápido pode salvá-lo.

Prognóstico Glover Teixeira x Jamal Hill

Em quatro dezenas de lutas profissionais, Glover errou apenas uma vez, voando para um nocaute aos 13 segundos do encontro com Anthony Johnson. Em todos os outros casos, ele sempre aderiu estritamente à mesma estratégia, que funcionou perfeitamente, tanto com atacantes quanto com lutadores. Considerando que Hill tem um estilo de arremesso semelhante ao de Jiri, será interessante ver o quão bem ele pode se defender dos chutes rasteiros do brasileiro.

Como mencionado anteriormente, não há nenhuma boa razão para acreditar que um striker básico aprenderá repentinamente como nivelar 100% das quedas. Portanto, em todo o caso, Teixeira poderá ganhar uma posição de cima e, gradualmente, começar a mover-se para posições mais vantajosas para segurar a recepção. Isso vai acontecer, talvez não no primeiro round, mas é improvável que essa luta dure todos os 5 rounds. Estamos esperando uma finalização de Glover ou um nocaute rápido de Hill. Assim, para apostar, utilizamos duas opções: a vitória do azarão, ou o fim antecipado da luta por algum de seus participantes. Instale o 1xbet app  e aposte no favorito!

Prognóstico: Vitória antecipada de Glover Teixeira/Total Under 4.5

Adicionar comentário

Deixe um comentário para feedback

reload, if the code cannot be seen

Comentários 0