Prognóstico para a luta Shavkat Rakhmonov x Jeff Neal

O evento inicial de 2023 - UFC Fight Night 217, que está marcado para 15 de janeiro, inclui uma luta entre os principais meio-médios: Shavkat Rakhmonov e Jeff Neal. O lutador cazaque há muito é considerado pela direção da promoção como um potencial candidato ao título, e agora está o mais próximo possível desse status.

Para alcançar o sucesso final, Rakhmonov precisa superar o Nilo, que ocupa a 7ª linha do ranking, após o que pode contar com a oposição da elite da divisão. Aliás, "Nomad" não só terá que superar um adversário difícil, mas também manter um histórico impecável antes de entrar nas primeiras posições.

Shavkat Rakhmonov x Jeff Neal

Shavkat Rakhmonov

O atleta iniciou a carreira no judô e no sambo de combate, passando posteriormente para o pankration. Ele conseguiu conquistar o título de mestre do esporte na luta livre, no judô, e também uma grande vitória no Campeonato Mundial Amador de MMA, onde o prêmio foi entregue a ele pelo próprio Fedor Emelianenko. Alguns anos depois, "Nomad" conseguiu conquistar o cinturão da liga profissional MMAF do Cazaquistão e, fazendo sua estreia sob os auspícios do M-1 Global, conquistou o título lá também, defendendo-o com sucesso uma vez.

Forças

Rakhmonov é adepto do estilo de ataque, aliás, transfere facilmente a luta da arquibancada para o térreo, onde literalmente enche os adversários com todo tipo de finalizações. Doloroso nos membros, sufocante e guilhotinado, ataca-os de quase qualquer posição. E isso, sem contar que o ground and pound em sua atuação não deixa chance de resistência dos adversários. A propósito, o golpe de Shavkat também está no nível, e ele não hesita em virar as plataformas giratórias quando a situação permite.

Fraquezas

Também existem falhas na técnica de Rakhmonov. Nem sempre trabalha com sucesso sob pressão na posição em pé, preferindo ir para o chão o mais rápido possível, sua defesa dificilmente pode ser chamada de impecável, e em termos de experiência, até agora, é inferior a muitos colegas. Na verdade, além de Neil Magni, ele não viu adversários mais formidáveis e, com 77 kg, existem lutadores de alta classe com os quais ele pode ter problemas.

A forma atual e a prontidão do lutador

Shavkat tem 28 anos, e seu histórico de 16 vitórias consecutivas, sem uma única derrota, inspira a esperança de que um novo grande nome apareça nos meio-médios do UFC muito em breve. As vitórias sobre os já citados Magni, Carlston Harris, além dos veteranos Alex Oliveira e Michel Prazeres foram conquistadas por finalizações, principalmente por truques. Rahmonov mostra um rápido progresso de luta para luta, seu cardio e resistência estão em perfeita ordem, e é por isso que tantas esperanças são colocadas neste lutador.

Shavkat Rakhmonov x Jeff Neal

Jeff Neal

O americano recentemente subiu nas classificações, antes de permanecer na sombra dos colegas, apesar das vitórias espetaculares. Jeff é o vencedor do título de “Melhor Finalizador 2019”, tem uma técnica de trocação bem treinada e uma faixa roxa de Jiu-Jitsu em seu arsenal, além disso, o atleta já tem experiência na luta pelo título, embora nunca tenha conseguido o cinturão HKO. Apesar da monotarefa, Neil fez um progresso significativo no octógono e agora está sendo usado como um porteiro para eliminar candidatos como Rakhmonov.

Forças

O ponto forte de Jeff é o boxe. Ele tem um soco de nocaute, concentra seu trabalho na cabeça do oponente e desfere uma grande quantidade de socos, bloqueando uma precisão medíocre com a densidade dos ataques. Em quase duas dúzias de apresentações profissionais, "Hands of Steel" não sofreu nocautes ou knockdowns pesados, e essa resistência é apoiada por um bom cardio, que juntos permitem que Neil trabalhe 3 rodadas em um ritmo médio sem rebaixamentos. No que diz respeito ao wrestling, é bem simples - ele é um striker com boa defesa de quedas, e é isso.

Fraquezas

É difícil chamar Jeff de atacante inventivo e criativo. A notável franqueza e teimosia, erros na defesa, bem como falhas completas nas lutas com atacantes de elite, indicam que é muito cedo para Neil pensar em disputas pelo título. Ainda não vimos como é desmontado unilateralmente pelos lutadores no térreo, mas na próxima luta, tais omissões no solo também podem aparecer.

A forma atual e a prontidão do lutador

O lutador de 32 anos sofreu duas derrotas nas últimas 5 lutas, perdendo para Stephen Thompson e Neil Magni. No entanto, ele conseguiu matar Mike Perry e Santiago Ponzinibbio, de fato, além de Vicente Luca, que estava perdendo rapidamente a condição. A forma do americano não sofreu mudanças globais nos últimos anos: ele não cede funcionalmente, trabalha da mesma maneira por um longo período de tempo, embora não apresente muitos progressos. Diante de nós está um baterista típico que definitivamente não terá tempo de alcançar um avanço nas habilidades de solo até que suas capacidades físicas diminuam. Porém, seu poder de nocaute sempre será um perigo para o adversário.

Análise comparativa

A questão da antropometria nessa luta não é aguda, já que a vantagem de 5 cm de alcance e altura de Shavkat não teria desempenhado um grande papel nas trocas de golpes, se não fosse por um "mas". Ele age de forma muito mais agressiva do que o adversário, aproxima-se com ousadia e não tem medo de contra-ataques, inclusive transferências. Ao contrário, o atleta cazaque anseia por chegar ao térreo, pois não importa para ele de onde lançar as vazas - pelas costas ou em posição de ataque por cima.

Embora as estatísticas secas nos digam sobre a superioridade de Neil no número de socos acentuados, não há dúvida de que Rakhmonov fará todo o possível para não deixar espaço operacional na gaiola para uma carga em um soco pesado. Nem na velocidade nem na precisão, Jeff não supera o adversário, portanto, no contexto de um duelo nas mãos, você pode contar com um andamento igual do encontro, até porque Shavkat está muito mais disposto a conectar as pernas e secar o corpo.

Passando para os clinches e para a posição horizontal, não é mais necessário falar sobre a mesma competição. "Nomad" muda instantaneamente de posição, com frequência assustadora lança truques nos membros e no pescoço, de modo que o cinturão roxo do Nilo não seja suficiente para lidar com tudo isso, e até golpes que chegam constantemente. É por isso que as primeiras trocas de socos podem resultar na superioridade total de Rakhmonov no chão zero, e não vejo razão para contar com um resultado positivo do encontro para Jeff se ele permitir pelo menos uma queda do lado oposto.

Prognóstico Shavkat Rakhmonov x Jeff Neal

De um lado da balança colocamos a mandíbula de concreto de Jeff, sua resistência decente e a ausência de derrotas precoces, e do outro - 16 finalizações realizadas por Shavkat. Vamos adicionar um bônus ao americano na forma de um boxe mais competente, embora haja muitas dúvidas aí, ao mesmo tempo, reforçando a vantagem de Rakhmonov por meio do wrestling e do grappling. Os fatos nos dizem que é improvável que a colisão da perua com o baterista se torne algo como uma batalha de caminhões, porque o americano praticamente não tem nada para cobrir as forças do cazaque. Ele pode contar com um soco de sorte, mas junto com o chute igualmente pesado de Nomad, seu ground and pound e seu jogo de chão em geral, essa chance cai para quase nada. Baixe 1xbet para o seu celular e aposte no favorito!

Previsão: Shavkat Rakhmonov vence por nocaute técnico/finalização

Adicionar comentário

Deixe um comentário para feedback

reload, if the code cannot be seen

Comentários 0