Prognóstico para a luta Brandon Moreno x Deiveson Figueiredo

Quantas vezes falamos de tetralogia no MMA? É improvável que alguém mencione de improviso pelo menos 2-3 casos em que dois lutadores trouxeram o melhor tantas vezes, no entanto, a história está acontecendo bem diante de nossos olhos. No primeiro evento numerado de 2023 - UFC 283, o atual campeão peso-mosca Deiveson Figueiredo entrará no octógono para dar o tão esperado fim ao campeão interino Brandon Moreno.

Um empate no primeiro encontro e uma vitória de cada lado obrigou a direção da promoção a organizar este confronto pela quarta vez, e no dia 22 de janeiro um deles ainda levará o título e poderá se autodenominar o rei dominante e indiscutível do a categoria até 56,7 kg. Essa é uma das lutas mais difíceis para qualquer previsão, mas é isso que chama a atenção do público, que está com saudades dos duelos únicos no octógono do UFC.

Brandon Moreno x Deiveson Figueiredo

Brandon Moreno

Nº 1 e campeão interino, Brandon tinha um histórico sólido de conquistas antes mesmo de fazer sua estreia no UFC. Ele se tornou o dono dos títulos da liga LFA e WFF (três defesas de cinturão), chegou à final do show do TUF, alcançou o nível de faixa-preta no Jiu-Jitsu e, após sua estreia na maior promoção do mundo, foi indicado 6 vezes para bônus para as melhores lutas e performances da noite. Isso sem contar que o “Kid Assassin” fez várias lutas com os melhores do seu peso, demonstrando grandes lutas.

Forças

Na categoria peso mosca, falar de cardioatletas é inapropriado, mas no caso de Brandon, levamos em consideração as lutas no ritmo mais alto de 15 a 25 minutos, com um nível significativo de dano recebido nelas. E mesmo nessas condições, ele consegue manter uma boa velocidade até o final.

Moreno é bom em tomar posições no chão, porém, sua manobra preferida é uma saída rápida pelas costas e um estrangulamento. 11 das 20 primeiras vitórias, ele conseguiu dessa forma.

Quando "Kid Assassin" não está flertando e trabalhando para vencer, você pode ver um jab polido com um deuce em sua atuação, além de um excelente senso de distância. Cortes rápidos e mover-se para uma distância segura, diluindo a situação com chutes, repetidamente permitiram que ele levasse episódios inteiros em batalhas.

Fraquezas

Se no chão Brandon sai habilmente das situações mais difíceis, então, em pé, sua atitude descuidada em relação a socos perdidos às vezes é surpreendente. Recentemente, ele nem vê laterais radicais, caindo em knockdowns, o que, em encontros com perfuradores, o obriga a resolver problemas atuais, e não seguir o plano de jogo.

A forma atual e a prontidão do lutador

Moreno tem 29 anos, fez sua última luta em julho de 2022, derrotando Kai Cara France, e antes disso teve a chance de enfrentar Figueiredo três vezes seguidas, marcando um placar pessoal de 1:1:1 com ele. Brandon está pronto para mostrar algo novo na jaula? Muito provavelmente, ele pode aprimorar um pouco certos aspectos da luta, mas esse cara já deu o seu máximo físico. Quase tudo nesse caso vai depender da estratégia, bem como da compreensão clara de que a hora de ser criativo e arriscar já passou. Se "Assassin" entender isso e puder manter a calma, então poderemos ver a melhor versão dele em anos.

Brandon Moreno x Deiveson Figueiredo

Deiveson Figueiredo

O bicampeão absoluto é brasileiro, é top P4P, faixa-preta de Jiu-Jitsu, e é um dos poucos na categoria de peso a nocautear. Deiveson matou oponentes fortes como Joseph Benavidez, Tim Elliott e outros, mas provou sua solvência absoluta como líder da divisão nas batalhas com Moreno.

Forças

Devido à impressionante massa muscular, Daveson gera golpes poderosos, e seu arsenal técnico permite que ele faça isso tanto com as mãos (incluindo cotovelos) quanto com as pernas (chutes, joelhadas e assim por diante). É devido ao poder de sua técnica de ataque que ele é a arma mais séria, independentemente da duração da batalha.

O brasileiro eliminou a maior parte da oposição no caminho para o cinturão justamente nas finalizações. Ele não reinventa a roda e finaliza os adversários com guilhotinas de mata-leão, que são as suas melhores.

Não vamos esquecer que Figueiredo perdeu apenas duas vezes em toda a carreira e agora comete muito menos erros do que antes. A experiência adquirida em batalhas anteriores e excelentes dados físicos fazem dele um lutador de MMA ideal.

Fraquezas

Apesar da impecabilidade geral, foi no contexto dos confrontos com o mexicano que Deiveson mostrou brechas na defesa tanto no térreo quanto na arquibancada. A passividade periódica para manter a força em todas as rodadas às vezes não lhe dá a oportunidade de lutar sem momentos críticos.

A forma atual e a prontidão do lutador

Figueiredo está com 35 anos, o que é um indicador muito sólido para sua divisão. Apesar disso, o brasileiro conquistou 3 vitórias em 5 lutas, derrotando Brandon, Alex Perez e Joseph Benavidez, além de fechar confrontos com o mesmo Moreno em um empate e uma derrota. Quando entrar no cage, Deyveson estará parado por um ano, mas na idade dele isso não é um indicador crítico, mas a oportunidade de vir para a luta recuperado e sem lesões. É improvável que o campeão conquiste novos patamares em termos de forma, mas não há dúvidas sobre sua disposição para dar a luta mais dura ao desafiante.

Análise comparativa

Não faz sentido mencionar mais uma vez quem tem superioridade em antropometria, pois a experiência anterior mostra que para esses caras o comprimento e a altura dos membros não são importantes. No primeiro encontro, Brandon e Daveson colidiram em rota de colisão, pois o campeão usará todas as suas forças da melhor maneira possível, trabalhando como o primeiro número, e o desafiante simplesmente queria provar com todas as suas forças que era competitivo. Na segunda luta, Moreno pressionou muito mais a sério, mantendo uma distância segura para si - Figueiredo desmoronou por causa disso.

Bem, na terceira, Brandon carregou pesadamente a mão direita, querendo uma vitória antecipada na posição de pé, e falhou, o que Daveson usou de maneira ideal. Por que tudo isso é dito? E ao fato de que a situação em sua quarta luta pode se desenrolar de acordo com qualquer cenário, e em grande parte depende se Moreno está pronto para manter a cabeça fria, para não entrar em troca com um adversário mais forte, e tentar arrebatar a vitória momentaneamente, correndo riscos. Na arquibancada, os jabs e duques do mexicano funcionam muito bem, mas apenas quando ele prepara cuidadosamente os ataques, porque a menor desaceleração se torna um catalisador para os contra-ataques instantâneos do brasileiro.

Com o maior grau de probabilidade, ambos serão cautelosos na largada, que certamente será seguida de um duelo no clinch e no térreo. Foi lá que os caras tiveram sucesso em confrontos anteriores, mas só depois do equador da batalha. E desta vez não se deve esperar um desenlace rápido, pois os atletas passaram mais de uma hora de puro tempo juntos na jaula. A resistência e a alta habilidade de cada um deles permitirão que você continue a reunião mesmo após erros grosseiros.

Prognóstico Brandon Moreno x Deiveson Figueiredo

Ao contrário de todas as opiniões e previsões, os resultados dos confrontos anteriores indicam que ambos têm chances de vencer. A decisão de aposta mais sensata seria escolher a duração da partida, mas aqui também há espaço para riscos. Dada a experiência passada, há boas razões para acreditar que a luta irá para a 4ª rodada, onde resistência e caráter terão um papel fundamental. Depende muito de quem é o primeiro a entrar na luta e sentir o octógono, pois o controle da distância no caso deles é fundamental. De qualquer forma, uma bela e intrigante luta nos espera, com o desfecho mais inesperado. Baixe 1xbet para o seu celular e aposte no favorito!

Previsão: Total acima de 3,5 (4ª rodada começará)

Adicionar comentário

Deixe um comentário para feedback

reload, if the code cannot be seen

Comentários 0