Prognóstico para a luta Islam Makhachev x Alexander Volkanovski

A nova temporada de lutas de 2023 está apenas ganhando força, mas isso não impede em nada que a equipe do UFC aumente o grau de calor para valores máximos já agora. O fim de semana australiano da promoção, marcado para o dia 12 de fevereiro, garante ao telespectador um dos confrontos mais acalorados dos últimos anos: o campeão dos penas Alexander Volkanovski tentará tirar o cinturão do recém-empossado rei dos leves, Islam Makhachev.

O duelo desses caras se tornará a atração principal do evento UFC 284, e almeja o título daquele evento tão histórico quando um atleta tenta entrar no elenco de bicampeões da liga. A história estará acontecendo bem diante de nossos olhos e, apesar de a maior parte dos especialistas não dar a Alex a chance de vencer, não há a menor dúvida de que ele se tornará um dos testes mais difíceis para um nativo da equipe de Nurmagomedov.

Islam Makhachev vs Alexander Volkanovski

Islam Makhachev

Nosso lutador não é apenas o detentor do título do UFC 70 kg, mas também a pessoa sentada na segunda linha da classificação P4P. No passado, ele é o campeão mundial de sambo de combate entre amadores, o campeão mundial de BS no profissional (Federação Mundial), o campeão da Rússia e o nível All-Russian. Além disso, Islam tem o título de campeão do Distrito do Cáucaso do Norte em grappling (UWW) e MSMK em sambo.

Após sua estreia no MMA profissional, Makhachev se destacou com atuações no ProFC, onde conquistou a copa nacional, M-1, e desde 2015, vem atuando no UFC, com um cartel convincente de 12-1 . Islam é considerado um dos melhores adeptos do wrestling no MMA, bem como um digno sucessor do trono do campeão após a saída de Khabib Nurmagomedov.

Forças

Quem acompanhou o processo de treinamento de Makhachev notou que seu estilo de luta no chão não é tão agressivo quanto o do "Águia", mas muito mais denso em pequenos detalhes, consistência e controle. A falta de pressa, a atenção nas mudanças de posição e um rico arsenal de finalizações transformam a luta contra o russo em um verdadeiro pesadelo até mesmo para os melhores grapplers e jitsers.

Admirando o parceiro de Islam, muitos não tiveram tempo de perceber o quão seriamente ele havia progredido na técnica do boxe. Preparação de ataques, tempo, ganchos e jabs apertados, precisão do trabalho - esse cara se torna um problema real.

Makhachev não é o maior peso leve da liga, mas mesmo os meio-pesados que lutaram com ele respeitam sua força física. Um clinch com ele e quaisquer ações no terreno privam a oposição de força e autoconfiança.

Fraquezas

Se compararmos o russo com os principais atacantes da categoria, é claro que ele ainda tem lacunas suficientes em sua postura. Combinações, movimentos - tudo isso precisa ser melhorado, mas perto dos níveis de proteção ideais essas deficiências são eliminadas.

A forma atual e a prontidão do lutador

Islam tem apenas 31 anos, está no auge da forma, porém, esse não é o limite de suas capacidades físicas. Uma série de 11 vitórias, as últimas 5 - precoces, aliás, sobre rivais como: Dan Hooker, Charles Oliveira, Thiago Moises, Bobby Green e outros, dispensa comentários. Makhachev acaba de conquistar o cinturão e já recebeu uma “luta dos sonhos”, do ponto de vista da mídia, com certeza. É por isso que não há a menor dúvida em sua motivação e disposição para conquistar novos patamares.

Islam Makhachev x Alexander Volkanovski

Alexandre Volkanovski

O líder peso pena do UFC e P4P No. 1 Alexander "Veliky" foi campeão em 5 ligas de MMA antes de fazer sua estreia na principal promoção. Ele possuía cinturões em duas categorias de peso da organização Roshambo ao mesmo tempo, aos 66 kg ele se tornou o dono do cinturão na AFC, PXC e Wollongong Wars. No Cage Conquest, Volkanovski conquistou o título dos meio-médios.

Entre outras coisas, fazendo luta greco-romana, Alex se tornou um campeão nacional no nível amador. Ele passou por cima dos principais candidatos e depois da elite da divisão, removendo 2 campeões de seu caminho - José Aldo e Max Holloway, e passando por várias estrelas importantes da promoção, e algumas delas francamente desclassificadas.

Forças

Volkanovski é o único lutador que conseguiu reciclar a máquina de cardio - Holloway. Em lutas acirradas com trocas e wrestling, ele trabalha assustadoramente ativo, e nos últimos 3 anos fez 4 lutas de 25 minutos de duração.

Alex é muito bom nas mãos, mas é a técnica do kickboxing que lhe dá infinitas oportunidades de desenvolver planos para destruir os rivais. Quase 30% dos golpes de Veliky são chutes baixos em vários tipos, e aqui adicionamos uma sutil sensação de distância, com um timing quase perfeito.

A resiliência, a mobilidade, os dons físicos e a dureza de caráter de Volkanovski o ajudaram a sair das situações mais difíceis. O importante é que ele consiga reconstruir o plano de jogo durante o encontro, pensar, avaliar a situação e não desistir até o final.

Fraquezas

No pena, o australiano quase sempre teve menos adversários, sem contar que subiu até 70kg. Isso é uma vantagem (superioridade na velocidade) e uma desvantagem, pois é sempre difícil competir com os grandes. Além disso, Alex nunca lutou com um lutador de alto nível antes. Com grapplers e jets - sim, mas atingir um novo nível certamente revelará muitas deficiências nesse aspecto.

A forma atual e a prontidão do lutador

O campeão tem 34 anos e neste momento está numa fase da carreira em que precisa de ir à falência. Uma sequência de 22 vitórias, uma série de batalhas malucas com o já citado Holloway, Brian Ortega, o Zumbi Coreano e Aldo deixaram claro que Volkanovski é especial. No momento, ele está em uma posição de carreira onde a maior parte dos atletas começa a diminuir, o que explica a mudança para um confronto arriscado com Makhachev. Seja como for, o estado de Alex é impressionante, está em repouso desde o verão do ano passado, tem fome de novos desafios e está absolutamente confiante no triunfo.

Análise comparativa

A primeira coisa que muitos têm pressa em falar no contexto dessa batalha é a antropometria. Sim, o Islã será maior de qualquer maneira, embora Volkanovski prometa lutar com um peso de 77-78 kg. Além disso, nosso atleta é 10 cm mais alto, mas a envergadura é 2 cm maior para o candidato, que é visivelmente mais rápido e perigoso na posição em pé do que o russo. E partiremos daqueles momentos em que Alex parece mais lucrativo que Makhachev: velocidade, trabalho de pés, chutes e boxe, resistência, falta de necessidade de aclimatação, controle da distância e seu gap. Além disso, na defesa pelas costas, esse "garoto" será mais interessante do que muitos com quem o Islã lidou em lutas extremas.

É impossível argumentar com o fato de que o abismo nas habilidades de luta entre eles é maior do que na posição em pé - tudo o que se relaciona com o combate corpo a corpo, é claro, vai para o cofrinho de Makhachev, e em momentos de choque ele também tem algo para responder ao australiano. Por isso é importante para Veliky contar com movimentos e chutes baixos para desacelerar o adversário e não dar chance de ele se aproximar. Na verdade, devido à sua velocidade e à falta de necessidade de conduzir muito peso, Volkanovski tem boas chances de impedir que o Islã desenvolva um sucesso ofensivo momentâneo.

Para o mesmo, por sua vez, é mais lucrativo terminar o encontro no terreno até a 3ª rodada, já que dificilmente o Islã conseguirá respirar e retrabalhar Alex. Mesmo na luta com Oliveira, ele desacelerou após uma queda viscosa aos cinco minutos do terceiro tempo. Atrasar com Volkanovski é uma tarefa perigosa. Ainda assim, a força do nosso atleta, seu rico arsenal técnico no chão e um alto percentual de quedas bem-sucedidas em diversas posições devem ser uma vantagem fundamental nessa batalha. A única coisa importante é que o plano de jogo russo não se estenda por muito tempo, caso contrário, podemos esperar uma das maiores surpresas dos últimos anos.

Prognóstico Islam Makhachev x Alexander Volkanovski

Para o MMA, como esporte, a vitória de Alexander em uma luta tão importante seria uma ferramenta poderosa para uma vingança e uma virada de 180 graus no equilíbrio de poder em duas divisões. Apesar das citações, o conjunto de habilidades de Volkanovski poderia, realisticamente, sem tentar intrigar ninguém, ser um problema para Makhachev. No entanto, a lendária escola de luta livre de Abdulmanap Nurmagomedov, e todo aquele arsenal técnico nas costas do Islã, nos dizem que apostar em um azarão neste caso é muito arriscado.

É provável que os pontos fortes e as paredes nativas de Veliky o ajudem a arrastar a luta para o terceiro segmento e, neste caso, escolher a posição Total acima de 2,5 parece quase ideal. Caso contrário, a vitória do favorito, principalmente a inicial, pode ser usada como plano reserva. Com a balança de poder 70 a 30, darei preferência a Makhachev, mas não tenho dúvidas de que Alex vai conseguir nos surpreender com sua atuação. Instale o 1xbet app e aposte no favorito!

Previsão: Total acima de 2,5 por rodadas/Vitória antecipada de Islam Makhachev

Adicionar comentário

Deixe um comentário para feedback

reload, if the code cannot be seen

Comentários 0