Prognóstico para a luta Petr Yan x Merab Dvalishvili

Depois que Petr Yan conquistou o título do UFC, foi prometido a ele muitos anos de reinado na divisão peso-galo. Porém, os assuntos do russo não correram tão bem quanto seus fãs gostariam, e agora "Merciless" tem que lutar por uma vaga no TOP-3 da categoria de peso, e não contar com o campeonato.

No torneio UFC Fight Night 221, ele se encontrará com o lutador georgiano Merab Dvalishvili, que está subindo na tabela de classificação aos trancos e barrancos. A luta deles acontecerá no dia 12 de março, em Las Vegas, e será um verdadeiro confronto de estilos, onde todos têm chance de vencer.

Petr Yan x Merab Dvalishvili

Petr Yan

O segundo número do top é Peter, como ex-campeão, ele entrará no cage como favorito. Atrás dele está o cinturão da liga ASV e a vitória no Grand Prix da organização, o título de mestre do esporte no boxe e no MMA, além da faixa azul no Jiu-Jitsu.

Em 2021, Yan acrescentou o cinturão interino dos leves do UFC à sua coleção, mas não conseguiu confirmar sua condição de liderança pela segunda vez. No entanto, até agora suas estatísticas incluem os grandes nomes dos veteranos derrotados, bem como os pesos reais.

Forças

Peter tem uma ordem completa com um arsenal técnico no rack, timing, senso de distância e reação. Ele trabalha com facilidade na dinâmica, contra-ataca bem e, o mais importante, não acerta apenas com as mãos, usando toda a força disponível sobre seus oponentes.

Muitas vezes, o siberiano é preparado na Tailândia, mas, apesar disso, é muito bom no térreo. As raspagens e torções do Muay Thai o ajudam a derrubar os adversários, e um ground and pound certeiro, aliado a uma boa defesa contra as vazas, permitem que ele compita no chão com os mais perigosos parteristas da divisão.

Apesar do papel de tal “gopnik”, Peter é um lutador pensante e dedica uma parte considerável de seu tempo na gaiola para reconhecer e avaliar as reações do inimigo às suas ações. A partir daí, independente do número de rounds, o “Merciless” está pronto para pressionar o adversário em séries sem fim, literalmente não o deixando respirar.

Fraquezas

Nas duas últimas lutas, a estratégia de Jan, que funcionou por muitos anos, francamente, falhou. Entrou nas lutas tarde, deixou de tomar a iniciativa na hora, dando para o adversário, e até perdeu o fôlego, embora sempre tenha sido famoso pelo cardio. Problemas de motivação ou declínio físico? O que vai acontecer com o ex-campeão, saberemos na próxima luta.

A forma atual e a prontidão do lutador

Peter tem apenas 30 anos e agora não há razão para acreditar que ele começará a perder terreno rapidamente. Muito provavelmente, os problemas em lutas extremas estão relacionados a alguns momentos mentais. Três derrotas em 5 partidas, duas contra Aljamain Sterling e uma contra Sean O'Malley, não muda o fato de que Ian venceu José Aldo e Corey Sandhagen de forma confiante. Tempo suficiente para preparar e trabalhar nos bugs deve retornar "No Mercy" ao seu estado anterior.

Petr Yan x Merab Dvalishvili

Merab Dvalishvili

Merab fecha os três primeiros no peso galo. As aulas de luta tradicional georgiana, judô (faixa preta) e sambo, permitiram que ele atuasse com segurança nas categorias até 61 e 66 kg. O atleta sagrou-se campeão da liga Ring of Combat, e por muito tempo ficou nas sombras.

Falhas em duas lutas de estreia sob a bandeira do UFC quase deixaram Dvalishvili sem contrato, mas ele se recompôs e deu uma série chique de vitórias, tendo lidado com vários adversários de ponta. A taxa de progresso do nível Merab é impressionante e gostaria de acreditar que ele ainda se mostrará no campo da elite.

Forças

A técnica do lutador georgiano está totalmente ligada à luta: avançar em direção ao inimigo, passar, que pode ser precedido por 2-3 golpes rasteiros e posições de manutenção. Ele periodicamente dilui com ground and pound, no entanto, spam de queda e luta posicional perto da rede são as fichas pelas quais Merab desarma os oponentes.

Dvalishvili não precisa de reconhecimento, aquecimento e outras parafernálias - ele avança imediatamente, sem medo de danos ou fadiga. Aliás, a uma distância de 3 rounds, ele ainda não teve problemas com o cardio.

Fraquezas

Na última partida, ficou claro que Merab, mesmo com comandos de escanteio, não sabe como passar para outras grades. Ele apenas pressiona, mas se o adversário estiver defendendo de transferências, ele não pode oferecer nada além de controle seco na rede, mesmo sem rebater.

Mesmo que Dvalishvili esteja no topo, suas habilidades de trocação não se comparam às dos atacantes básicos das ligas regionais. A baixa precisão, previsibilidade e amplitude dos golpes não permitem que ele trabalhe no rack, sem misturar combinações com transferências posteriores. Embora, uma vez por ano o pau atire - Moraes não te deixa mentir.

A forma atual e a prontidão do lutador

Merab, 32, não compete desde agosto de 2022 e agora está em uma seqüência de 8 vitórias consecutivas. Este recorde inclui nomes como José Aldo, Cody Stamann, Marlon Moraes, John Dodson e outros lutadores fortes. Dvalishvili está gradualmente adicionando o Jiu-Jitsu e o grappling ao seu wrestling, mas é muito cedo para falar sobre o sucesso nessas áreas - ele ainda não conquistou vitórias no UFC por finalizações. No entanto, é apenas devido às suas habilidades no terreno que ele deve ser considerado, porque ele faz seu trabalho perfeitamente bem.

Análise comparativa

No aspecto da antropometria, a igualdade pode ser estabelecida entre os lutadores - em termos de crescimento, Yang está 3,5 cm à frente, em termos de envergadura - Merab, por 2,5 cm. Na verdade, esses indicadores não teriam um grande papel de qualquer maneira, visto que os atletas são perigosos cada um para um amigo em planos completamente diferentes. Obviamente, Dvalishvili não chegará nem perto de um duelo com Peter nas mãos e nos pés - o russo está vários passos melhor que ele não só na técnica em si, mas também na velocidade, assim como no controle da distância.

Habilidades de luta livre, e estamos falando exclusivamente de tradução e controle no chão, vá para o cofrinho de Merab. Se ele conseguir derrubar o Impiedoso ao longo de todos os rounds, e principalmente no início, quando ele ganha impulso, é bem possível que os juízes lhe dêem 3 rounds de 5, e isso não é exagero. Mas, Jan tem uma proteção muito boa contra transferências, e o mesmo Aldo mostrou que mesmo sem responder de forma alguma às capturas (ou seja, golpes e contra-ataques), pode-se estar perto da rede sem sofrer danos significativos.

Menos da metade das quedas realizadas pelo lutador georgiano são efetivas. Ele os envia spam, não deixando espaço operacional para o seu homólogo, mas ao contrário do colega brasileiro, Petr com certeza vai estourar, porque ele mesmo se sente bem quando está por cima, e pelas costas se defende facilmente das vazas. Obviamente, desta vez, Jan terá que entrar na luta muito mais cedo e, gostaria de acreditar que a distância de 5 rodadas jogará em suas mãos. O principal é que o spam de queda não o canse antes do tempo, como aconteceu na revanche contra o Aljamain.

Prognóstico Petr Yan x Merab Dvalishvili

Tecnicamente e taticamente, Peter é um atleta mais forte, mas deixou uma série de dúvidas após 2 atuações extremas, que o fazem duvidar do seu sucesso incondicional. Merab pode realmente privá-lo da oportunidade de atuar até como o segundo número, mas, ao mesmo tempo, nunca vimos Dvalishvili na 4ª rodada, onde Jan, mesmo assim, revela seu potencial.

Apesar de muitos “mas”, praticamente não há dúvidas de que veremos o campeonato de cinco minutos, já que foram pouquíssimas as finalizações iniciais na carreira russa, e Dvalishvili não sofreu nenhum golo antes do previsto, embora tenha caído em knockdowns. Portanto, antes de tudo, vale a pena considerar a opção de apostar na duração do encontro, partindo do total acima (3,5) e acima, e após apostar no favorito, que, como mencionado acima, em todos os aspectos, exceto uma luta seca, parece preferível. Instale o 1xbet app  e aposte no favorito!

Previsão: vitória de Petr Yan / total over (3,5) por rodadas.

Adicionar comentário

Deixe um comentário para feedback

reload, if the code cannot be seen

Comentários 0