Previsão para a luta Islam Makhachev x Dustin Poirier

Campeão indiscutível da categoria leve do UFC, Islam Makhachev, após duologia com Alexander Volkanovski, defenderá o título pela primeira vez com um adversário de sua categoria. No UFC 302, que acontece em Newark, no dia 2 de junho, ele enfrenta Dustin Poirier, duas vezes candidato ao ouro até 70 kg. Este confronto será encabeçado por uma prova numerada e não está excluído que esta aparição no octógono possa ser a última da carreira de “Diamond”.

Islam Makhachev x Dustin Poirier

Islã Makhachev

Makhachev se destacou no sambo de combate, tornando-se o melhor do mundo, Rússia e Daguestão nesta disciplina, conquistando o título de MSMK. Depois, alcançou o sucesso no UFC, levando o título, já acumulou uma boa coleção de bônus e somou alguns triunfos sobre os campeões dos leves e penas. Aliás, o Islã começou com o taekwondo e o Wushu Sanda, então seu amor pelos chutes é bastante justificado pela base.

Forças

Comecemos pela postura: trata-se de um atacante certeiro, certeiro, calculista, que sabe controlar a distância, que tem um jab bem afiado e bons chutes. No terreno, praticamente não há dúvidas para Makhachev, pois desde o controle até a mudança de posição com ataques, ele faz tudo na perfeição. Embora mesmo aqui, o mesmo Volkanovski, tenha encontrado lacunas por enquanto.

Fraquezas

O problema com o Islã é que na posição em pé ele prefere esperar pelas ações de seu oponente e confia em seus erros, falhas, etc. Com oponentes que batem forte, esta abordagem pode funcionar contra ele e, além disso, longas sessões no chão, quando as mãos de Makhachev se agarram a barras de ouro (novamente uma referência a Volkanovski), ele não consegue aplicar pressão de qualidade e causar danos. No entanto, todos esses são pequenos detalhes que poucos podem usar.

A forma atual e a prontidão do lutador

Islam tem 32 anos e atualmente vem com uma seqüência de 13 vitórias consecutivas que inclui Charles Oliveira, Volkanovski, Bobby Green, Dan Hooker e outros. Talvez nem todos os nomes sejam tão sonoros quanto os de Poirier, mas na maior parte dos casos Makhachev os dominou sem entrar em situações difíceis. Só o Alex conseguiu abalar um pouco a autoridade do campeão na primeira luta, mas fora isso, estamos falando de um atleta no auge que tem o mínimo de deficiências, e encontrar uma solução para esse problema é muito difícil.

Islam Makhachev x Dustin Poirier

Dustin Poirier

É simbólico que, para o número 4 do ranking, a luta pelo título seja a 40ª da carreira profissional. A vida de Dustin incluiu 14 pagamentos de bônus por suas maiores lutas, ele conquistou a faixa-preta de Jiu-Jitsu, foi campeão interino dos leves do UFC e também foi o único a vencer Conor McGregor duas vezes consecutivas. Poirier é considerado um dos melhores boxeadores da liga e detém o recorde de maior número de tentativas de entrar na guilhotina em um round - uma piada, mas tem seu lugar.

Forças

“Diamond” é um lutador de médio a curto alcance, onde seus ganchos e golpes se encaixam perfeitamente. Dustin não tem aversão a entrar na defesa profunda para deixar seu oponente fora de controle, e então quebra sua defesa e contra-ataca, muitas vezes nocauteando. Ele também tem o Jiu-Jitsu em seu arsenal, e o mais interessante é que conquistou vitórias através de estrangulamentos, “Brabo”, alavanca de cotovelo, mas não sua guilhotina característica.

Fraquezas

Poirier, com uma simplicidade incrível, abre mão da posição, das costas e também do espaço no octógono, passando a atuar na defesa e torcendo por aqueles contra-ataques deslumbrantes. Isso leva a receber danos e derrotas desnecessárias. Esse cara é bom nas trocas, mas com a idade seu bloqueio não fica mais forte e não há progresso no terreno, além dos episódios de ataque. E o cardio do americano não lhe promete grandes perspectivas em 5 rounds, embora antes tudo fosse diferente.

A forma atual e a prontidão do lutador

Dustin tem 35 anos e conquistou 3 vitórias nas últimas 5 lutas, derrotando Conor McGregor, Benoit Saint-Denis e Michael Chandler. Oliveira e Justin Gaethje deram-lhe problemas e venceram antes do previsto, pois nestas lutas Poirier revelou as próprias lacunas na sua defesa. Com o passar dos anos, o cardio de “Brilliant” vai desaparecendo gradativamente, sua cabeça não toma mais decisões tão rapidamente e os erros aparecem cada vez com mais frequência. O Louisianan ainda se destaca pela experiência e bom condicionamento, mas sua ideia de deixar o esporte tem bases muito sólidas.

Análise comparativa

O desafiante será ligeiramente superior ao campeão em envergadura, e em termos de tamanho e antropometria, este é talvez o único parâmetro onde está à frente. Com a tecnologia tudo fica muito mais confuso, pois ambos possuem contra-argumentos com os quais podem se atrasar. O que Dustin tem: correr na largada, na forma de ataques em série em pé, pode muito bem levá-lo ao sucesso, já que Makhachev raramente avança nos primeiros segundos, muitas vezes deixando seu oponente trabalhar e ajustar sua distância de ataque.

Além disso, no caso de um agarrão bem-sucedido, o Islam pode decidir tentar uma queda, e até que seu pescoço e cabeça estejam cobertos de suor, aquela mesma guilhotina relâmpago também tem uma certa chance de acertar o alvo (5,77). Se medirmos tudo em categorias mais específicas, então muito provavelmente, “Diamond” terá vantagem no início, até que esteja no chão, e possa ser transferido e pegar as costas também - Saint-Denis provou isso com sucesso em seu última luta.

E se em pé Makhachev não tem muitas opções para desenvolver uma ofensiva, então no solo, com seu excelente controle, ground-and-pound e empunhaduras de aço, ele pode finalizar a luta assim que Poirier estiver um pouco exausto - na 2ª rodada esse cenário é mais que provável. Dustin muitas vezes comete erros no segmento antes do equador do encontro, e depois volta, mas não neste caso, o Islã não o perdoará pelos erros. Assim, devido a um arsenal mais refinado no terreno e a problemas com a defesa do americano, as chances de triunfo estão inexoravelmente desaparecendo no tesouro de Makhachev.

Islam Makhachev vs Dustin Poirier Predição

Dustin é um cara bastante forte, e a princípio, mesmo que seja transferido na hora, conseguirá se defender de sufocamentos e travamentos dolorosos, por isso existe uma aposta no total de rodadas (Total over (1,5) por rodadas - 2,12). Uma derrota também é possível, mas perdeu até para Habib e Oliveira com técnicas no 3º segmento, então as estatísticas estão a nosso favor. As restantes opções, como o facto de o combate terminar antes do meio do terceiro round (1,68), já são mais arriscadas, pelo que aqui é mais sensato contar com o grande favorito – Makhachev. Instale o aplicativo 1xbet  e aposte no favorito!

Previsão: Total acima de (1,5) em rodadas completadas/Vitória antecipada para Islam Makhachev

Adicionar comentário

Deixe um comentário para feedback

reload, if the code cannot be seen

Comentários 0